sexta-feira, fevereiro 17, 2006


-Olha a minha vizinha Joana, como se fez cliente aqui, vou oferecer-lhe um copo de Cranberry.
- Boa gosto desses...
- Gostas? ... Ah! O grupo... não, falo das frutinhas que pulam.
- Frutinhas que pulam? Não sabia que se chamavam assim, mas sei o que são Cranberrys. Os americanos falam muito disso, nos filmes e até há tarte disso, não é?
- Exactamente, tal como o sumo, que é óptimo contra os efeitos dos radicais livres e composto de multivitaminas. Mas eu explico porque de serem chamadas de “frutinhas que pulam”.
A Cranberry, que pode ser vermelha ou branca, são umas frutinhas pequeninas, com 4 bolsinhas de ar no interior, que são a melhor descoberta que os agricultores podiam ter feito. Essas bolsas facilitam na colheita. Porquê?

Porque os campos onde existem os plantios são inundados, depois os arbustos são abanados e as frutas maduras caiem, e por causa dessas bolsinhas, ficam a boiar, além de ser logo um excelente método de selecção das frutas boas, facilitam o transporte visto que ficam a boiar. Daí que alguns achassem que a Cranberry só crescia nos pantanos, mas não.
Agora o facto de se chamarem de “frutinhas que saltam” deve-se ao facto, segundo a lenda, de um agricultor, inadvertidamente ter derrubado um balde de fruta pela escada e ficou admirado que as frutas maduras, foram saltando degrau a degrau e as frutas podres estancavam nos degraus onde caiam, uma vez que as suas bolsinhas tinham perdido o ar. Essa foi a forma de descobrir as frutas boas e as más.
- Que gira essa história. E agora venha lá esse sumo, já agora vamos ver se é bom.

2 comentários:

Ana P. disse...

Bom fim de semana
Beijo

Ana disse...

Estive a dar uma vista de olhos pelo blog...Fiquei surprendida em saber que os portugueses são aqueles que menos café consomem a nível europeu! É que eu adoro café e são muito poucas as pessoas que conheço que não bebem café!!

Obrigada pela visita!!!