Tenho que estar para aqui, embrulhado em papeis e legislação para estudar para um concurso em que, a não ser que se seja muito "burro" não se consegue nota para o acesso... mas que por embirração vou tentar empinar e ... apercebo-me de uma coisa fantástica...
A forma como este governo goza com a população.
Ainda ontem o General Leandro falava no noticiário sobre a explosão social, demonstrando que a população estava a tender para os extremos.
Agora deparo-me com algo que nunca tinha pensado e nem sequer que estava legislado, a questão do acesso aos meios de saúde...
diz o artº 64º da Constituição da República, no nº 2 a), que o serviço de saúde é universal e geral tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito.
Gratuito? Onde? Não aumentaram para quase 10 € as consultas de urgência? Ora se é uma urgência, não deveriam esperar que as pessoas que recorrem a esse serviço se apresentassem sem meios para pagar? Então porquê aumentar as tarifas?
No mesmo artigo, mas agora no nº 3 b), o próprio estado legislou que,"ele" mesmo deveria "Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde"
É impressão minha ou este governo tem andado a fechar unidades de saúde por todo o país? A não ser que o nosso pequeno país se tenha tornado ainda mais pequeno.
A não ser que seja a falta de elementos para trabalhar... mas os hospitais e clinicas em Lisboa outras grandes cidades estão cheias de médicos... e depois, a nossa universidade só aceita elementos para ser médico com médias de 18 valores, enquanto que espanha aceita com menos de 16 valores... deve ser por isso que o nosso governo tem um acordo em aceitar médicos espanhóis cá.
Vamos nós entender isto...
terça-feira, fevereiro 05, 2008
Saude
Marcadores:
constituição da republica,
saude
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
O que se pode fazer?!? Eles acham que estão correctos... Porque simplesmente não têm de ir a esses hospitais a rebentar pelas costuras e alguns com condições duvidosas quando estão doentes, têm dinheiro e possivelmente seguros para ir a horpitais privados!
Olha lá, e se a malta se unisse e processasse o Estado? Não queres lançar aqui um movimento???
Então? Ainda não há movimento organizado? Eu estou pronta para ir para a rua!
:)
O menina... ires para a rua por um movimento perdido?
mais vale saires e apanhar este sol no rosto...
Enviar um comentário