domingo, fevereiro 03, 2008

Antoine de Saint-Exupéry

Escritor de "O principezinho" livro que adoro, e que quero deixar aqui a justa homenagem.

A primeira vez que li esta história devia ter uns 7 ou 8 anos, foi uma oferta da Câmara de Setúbal.

Um pequeno livro de bolso ilustrado com as aguarelas do autor.

Mais tarde, adquiri o livro que por razões que não me lembro, desapareceu de casa.

Finalmente quando o meu filho nasceu comprei uma cópia da 1ª edição, editada pela Editorial Aster. Porque é importante a editora?

Porque durante anos "persegui" este livro e infelizmente as editoras não tinham a versão que eu procurava... todas elas "adulteravam" a parte da raposa com o principezinho... ao ponto da versão da Editora Europa-América, traduzir como "cativar" para o facto de a raposa e o principezinho não terem ainda "relações".
Outras como a Caravela, traduzem apenas como "estar preso", menos mal... mas perde um pouco a poesia do autor.

Mas como o post é para homenagear e não para falar mal das editoras, voltemos ao assunto...

Já antes tinha falado aqui de um escritor português que admiro e que anteriormente fêz uma homenagem a outro homem que marcou a minha vida, Carlos Paredes.

Agora José Jorge Letria volta a surpreender-me (embora o livro tenha mais de 10 anos) encontrei agora o livro "António e o Principezinho" a devida homenagem ao homem que nos fez sorrir e ainda faz.



Ainda bem que o seu amor pela escrita e pelos contos pode ser homenageado nas mãos de um escritor de valor.

1 comentário:

calminha disse...

adorei ler este post porque o livro principezinho de saint-Exupéry, é o eu livro favorito, e desde que tive contacto com ele , nunca mais o deixei de ter , e ja está velhinho, mas é a minha reliquia dentro dos outros livros que leio, passou a ser um livro que ofereço muitas vezes aos amigos, e vou apontar o que sugere o António e o principezinho de José Jorge Letria...muito obrigada