quinta-feira, janeiro 31, 2008

Barbie

Como já tinha dito, na descoberta que fiz da revista EGOÍSTA, tenho feito algumas incursões a outros anos e a temas variados, por isso vou aqui trazer a atenção de um pequeno aspecto que a revista de Junho de 2005, dedicado aos 60 anos do pós 2ª Guerra Mundial e que descubro eu?
Exactamente...
A Barbie, criada em 1959, e que se tornou o icone de todas as meninas, tem um nome interessante... o da filha de Ruth Handler, que por acaso é apenas o apelido de um Nazi, Klaus Barbie, responsável pelo campo de Lyon, onde massacrou milhares de prisioneiros.
Não tem nada a ver, dizem vocês...
Até pode não ter, mas será que de 1945 a 1959, a mente das pessoas passa por uma amnésia tão grande?
Para mim... até compreendo, mas para as pessoas daquele tempo, esqueceram assim tão rápido?
Sim... a Barbie atingiu vendas astronómicas.
Mas não se trata só disso... há outro aspecto...
A criadora de Barbie baseou a sua boneca, imagine-se... em nada menos que a boneca alemã Lili.
Tem cabelo louro comprido, olhos azuis e é solteira... o estereotipo do corpo feminino. Mas terá o seu aspecto alguma coisa a ver com a "raça Ariana"?
Ok, não vamos por aí... então e o facto de Barbie ter um companheiro, o namorado Ken, na verdade o filho da criadora, o irmão de Barbie. Estaremos a falar de Incesto?

Que raio de boneca, hein?

7 comentários:

GK disse...

É a queda de um mito! LOL

Anónimo disse...

Fuf! Já tenho como me justificar quando digo que embirro com a "doll", sem que se perceba que é "dor de cotovelo"! :-)

Ana disse...

São observações lógicas... Mas, apesar de os adultos sentirem ainda muita tensão, para as crianças o pesadelo tinha acabado, mesmo com sequelas ainda presentes!Precisavam de voltar a sorrir sem medo...
Quanto aos nomes escolhidos, acho que é coincidência... Além disso, a sra pretendia apenas homenagear aqueles que eram importantes para ela, os seus filhos! ;)

Canephora disse...

Ana:
não tenho qualquer duvida sobre a intenção da senhora, e nem quero com isto evidenciar estar totlmente de acordo, mas que é estranho... isso é.
Além disso, as crianças já riam há algum tempo.
Não sou muito velho mas lembro bem bonecas como a Tucha, que eram um modelito muito mais à maneira portuguesa, por exmplo... mas ... isto é apenas um comentário.
Pessoalmente nunca gostei muito da Barbie.

GK disse...

OLHA!!! E o que é que sabes sobre a Cindy? ;)

Canephora disse...

gk:
O que sei sobre a Cindy?
Podes rir... apenas que me escondia debaixo da cama da minha mãe a brincar com a boneca da minha irmã. Manias.

Abelhinha disse...

Amei a Tuxa e encostei no primeiro dia a Barbie (brrrrrr).