quarta-feira, janeiro 02, 2008

Cacau

Os Maias foram os primeiros a cultivar o cacaueiro, sendo para eles não só um fruto de grande valor como alimento, mas servia também de moeda.
Os Astecas, mais tarde, continuaram a tradição, tendo então batizado o fruto de cacahuatl. Este últimos também reconheciam que o fruto tinha sido um presente dos deuses e tiravam dele grande partido e satisfação.
Preparavam uma bebida espumosa e revigorante reservada à elite (governantes e soldados, principalmente antes da guerra, uma vez que a bebida era revigorante).
Devido à lenda que Quetzalcoatl viria, a chegada dos espanhóis foi vista como o regresso do deus, uma vez que coincidia exactamente com o ano e o facto de virem de leste, "de onde o sol sai", sendo Hernán Cortés, a encarnação de Quetzalcoatl, a quem Montezuma ofereceu a bebida Xocolatl. Não uma bebida doce, mas uma bebida forte e com sabor amargo, que Cortés descreveu: "Quando alguém a bebe pode empreender uma jornada sem se cansar e sem sentir necessidade de se alimentar"

3 comentários:

D disse...

cacau...
vou ali a cozinha e já venho
:)
ahah

Sophia disse...

Ainda há pouco tempo dei um texto em aula sobre a origem do chocolate. Sabias que os grãos de cacau também foram usados como moeda?

Canephora disse...

Shooting...
esta moeda era tão poderosa... que foi assim que os espanhóis conseguiram levar tanto cacau para a corte. Trocavam pelas bugigangas que os espanhóis levavam no porão, muitas vezes contaminados pelos ratos... foi assim que se dizimou uma civilização.