quarta-feira, maio 07, 2008

Violência doméstica

Não consigo acreditar que ainda existam homens assim na nossa sociedade...
Estou indignado com a minha própria raça.
Ontem, nas noticias, diziam que a violência doméstica tinha aumentado em Portugal. É verdade que os problemas económicos, a falta de emprego e tudo o mais pode levar a isso e muito mais.
Infelizmente o resultado é que, só no 1º Trimestre foram assassinadas 17 mulheres, além das que foram deixadas em estado grave.
Isto, falando de casos que se conhecem. Certamente existem muitas outras mulheres que estão a sofrer em silêncio...
O que podemos fazer nestes casos? Muito Pouco... infelizmente.

Até sinto vergonha de pertencer à classe dos Homens, quando me apercebo destas coisas.
Será que não aprendemos nada com as gerações anteriores?
E não me venham com a desculpa de teremm visto a violência nas suas casas... eu vivi isso e não por essa razão de vou desatar à bofetada às mulheres.
Se o stress os deixa assim, em vez de gastarem o dinheiro em alcool, que os torna mais violentos, porque não fazem exercício? Pratiquem desporto e deixem o stress na rua.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, indignação todos sentimos!!!
mas a violência assume muitas formas e, só nos permitimos chocar com as óbvias!!! quantos de vós deixam que as vossas palavras e actos firam profundamente as vossas mulheres? sem sequer lhes tocar com um dedo?
a vergonha? é louvável, sim! todos nós devíamos senti-la e fazê-la enroscar-se por acções de louvor às mulheres, aos maridos das mulheres e aos filhos destas... enfim... comentários de quem trabalha de noite e fez uma pausa...

Canephora disse...

Ana:
infelizmente a realidade da nossa sociedade é esta... e quando refiro violência doméstica é mesmo até no sentido do teu comentário.
Mtas mulheres são totalmenmget rebaixadas e humilhadas por palavras, o que mtas vezes provoca maiores danos que uma chapada ou assim... talvez depois da violência fisica a mulher tivesse forças para voltar costas... qdo esta violência vem por palavras... aí o desgaste é maior e mais tarde a violência fisica não tem importância.
Sei que tb alguns homens sofrem violência desta forma, mas estamos a falar de uma percentagem minima.
Agora a realidade que vivemos, numa época de avanço tecnológico... não deveriamos sequer nos lembrar de magoar alguém foses de que forma fosse, desde que conscientes de que o fazemos e até tomamos a atitude de o fazer.

peter pan disse...

que palavras lindas, rui!!!
está na altura de voltares a colocá-las em prática!!!
...eu