quinta-feira, fevereiro 16, 2006

O Diamante

Alguns factos

  • O diamante é a substância mais dura conhecida pelo homem (tinha quase a certeza que era a minha cabeça. Até já me tinham dito que é mesmo dura, dura...!!)
  • O diamante é feito de carbono, a mesma matéria que o grafite do lápis. (Iuhu! Estou milionário!) Porque então o diamante é duro e o grafite mole? Isso deve-se á forma como os átomos de carbono estão dispostos. Assim, mais mole, menos vale. (Pronto, fica-me o consolo de escrever com o primo – do diamante, claro!)
  • Os diamantes são pesados em quilates, sendo 1 quilate equivalente a 200 miligramas. (tão pequenino e leve e mexe com as pessoas desta maneira.)
    Em geral, é preciso peneirar e analisar umas 400 toneladas de rocha, cascalho e areia para extrair 1 quilate de diamante. (Isto sim é trabalhar, no duro e para o duro. E no fim os que deixaram lá o suor, não ganham o suficiente para possuir um diamante!)

1 comentário:

Joana disse...

Pois...isto é sempre o mal de quem TRABALHA no duro!

Trabalhar para os outros...

Vejo que a tua investigação é bastíssima e muito interessante, vou-te colocar por lá...nos meus sitios! ;)

beijo