terça-feira, março 28, 2006

Coçar onde é preciso

A cultura de um país pode ser medida?
Sim, pode... não temos é números tão pequenos para o medir a nossa cultura, uma sociedade de consumo imediato, conforme cantavam os Táxi nos idos anos 80.
É realmente importante que se divulgue mais o teatro.
Pude finalmente ver a peça de José Pedro Gomes, e é incrivel como um homem só, consegue animar daquela forma uma plateia ansiosa de uma gargalhada mais.
Foram bem empregues as duas horas passadas naquela cadeira, descontraindo e aliviando a bilis com uma gargalhada mais.
Só é pena que... e algumas das observações do "Zézé" lembraram-nos isso, os teatros sejam ainda e cada vez mais locais de encontros de VIP e estrelas, e os que mais poderiam contribuir para que o teatro não morresse continuem a "implorar" um cantinho onde poderem ver uma representação assim.
É pena que, realmente coloquem pessoas incompetentes nos cargos de direcção da Cultura em Portugal, para depois mandarem para a reforma quem tanto tem para ensinar ainda, que fechem teatros e desfaçam companhias.
O auditório não era grande, o que tornava o espectáculo ainda melhor, mas é pena que dos 160 lugares, 80 tivessem sido para convites. E quem foi convidado?
Pois é... nenhum dos idosos, ou pessoas com maiores dificuldades económicas ou de deslocação à capital para poder tirar partido de um espectáculo assim.
Contudo, tenho que aplaudir a iniciativa e apenas pedir... MAIS!

Felizmente continuamos a contar com um bom e maravalhiso grupo de actores de teatro que não baixaram os braços... um bem hajam!
E mais, temos a apaludir um grande número de jovens que tem abraçado o teatro e aos quais também quero aplaudir. Principalmente a eles.

2 comentários:

Rui Silva disse...

Já agora, convites pagos pelo bolso da companhia de teatro ou pelo bolso do contribuinte indiferenciado?

Ana P. disse...

Beijo