sexta-feira, março 17, 2006

Tipos de Cerveja

Para “ignorantes” da cerveja como era o meu caso, os tipos de cerveja são basicamente, “loira”, preta e mais recentemente, ruiva. Mas existem pelo menos 43 tipos de cerveja sendo os principais fabricantes os seguintes países: Inglaterra, Escócia, Alemanha, Bélgica, EUA e França.
Existem as menos graduadas como a Mild ale (Inglaterra), de graduação entre 2,5º e 3º, ou a Weissebier (Berllim, Alemanha) com cerca de 2,5º, e outras realmente fortes como a abadia (Bélgica) com um teor de alcoól entre os 5º e os 10º e a Eisbock (Dortmund, Alemanha) com cerca de 8º a 12º de graduação.
Embora pareça recente este tipo de cerveja que agora “invadiu” o nosso mercado, de cervejas com sabor a frutas, esse tipo de produto já foi criado logo nos tempos antigos, tendo sido incrementado os sabores segundo as épocas, podendo ser adoçadas com framboesas ou outro tipo de frutos.
Um outro aspecto a mencionar é o facto de a “criação” mais recente ser também a mais imitada pelos países com história recente de cerveja, a Pils ou Pilsner, que deve o seu nome ao facto de ter sido criada na cidade Plzen, na Boémia (Rep. Checa) em 1842. É de cor pálida, baixa fermentação e feita com água sem sais minerais, onde as outras primavam.

3 comentários:

Ana disse...

Não sou grande apreciadora de cerveja mas, para quem gosta, as opções são mesmo muitas, cada vez mais...

Rui Silva disse...

Acho que as nossas marcas andam a abusar com as variedades. Nunca tivemos grande tradição de cerveja, o tipico portuga gosta da sua mini e o belo tremoço. Quanto a mim, fresquinha e à pressão quanto mais melhor.

Anónimo disse...

tenho passado por aqui sem nunca ter comentado: tenho que dizer que esta sua "tasca" é muito informativa, o que é difícil de encontrar por estas bandas! Não sei como consegue mas é muito multifacetado!!!
Parabéns!