terça-feira, março 14, 2006

O Tomate - um pouco de história

O tomate foi introduzido na Europa, pelos espanhóis, que o trouxeram do México.
Em pouco tempo o tomate se tornou popular na Itália, na África do Norte e no Ocidente médio, através de encraves espanhóis.
Em meados do sec. XVI, o tomate chegou ao norte da Europa, mas o arbusto era meramente decorativo, pois achavam que era venenoso.
É provável que o tomate introduzido na Europa fosse amarelo, pois os italianos o chamavam de pomodoro (maçã de ouro), os ingleses o chamavam de tomate alterando mais tarde para tomato, mas o termo loveapple (maçã do amor) também pegou.

Além de ser uma “hortaliça” muito versátil o tomate não existe só na sua forma arredondada e vermelha.
Existem os de cor amarela (yellow pear – são em forma de pêra com 2,5 a 5 cm de comprimento e um diâmetro aproximado de 2,5 cm na parte mais larga. As descrições sobre o seu sabor varia entre o “maravilhoso” a “ligeiramente ácido” e de “sabor a limão” a “encantador, agradável e suave”), cor-de-laranja (Golden boy – frutos grandes, com cerca de 5 a 7 cm de diâmetro e chegam a pesar 500gr. Possuem uma bela cor laranja-dourada-escura, tornando-os muito atraentes para saladas), rosa (Ponderosa Pink – variedade americana muito popular, com grandes frutos que rondam os 750 gr cada. São sólidos, firmes e carnudos. Muito doces, com sabor suave e de um invulgar rosa-purpura.), marron, branco e verde e alguns estriados. Alguns são achatados, outros compridos; existem os pequenos como ervilhas ( Sweet 100) e os do tamanho de um punho fechado.

1 comentário:

Ana disse...

Tomate amarelo???? Desconhecia!!!