quinta-feira, janeiro 19, 2006

- Bom dia!
- Bom dia, Sr. Manuel, como está? Parece mais bem disposto e com melhor cara.
- É verdade. Tenho dormido bem, as mésinhas das avós parece que por vezes resultam, o bébé já tem dormido qualquer coisa, e nós também.
- Ainda bem. Então vamos na torradinha, certo?
- Não, não. Hoje não. Já tomei o pequeno-almoço em casa. Só mesmo um cafézinho, e se calhar aqui um destes rissóis de muito bom aspecto.
- Mas olhe que isso não são uns rissóis quaisquer. São de café.
- Pronto, lá vem você com ideias novas outra vez...
- Mas olhe que são muito bons.
- Um rissól de café? E como é que isso é feito?
- Lá tenho que contar os meus segredos gastronómicos, não é? Está bem, eu explico: primeiro é fazer a massa vulgar dos rissóis, substituindo apenas o sal por açucar, exactamente na mesma quantidade. Estende-se a massa, muito fina e recheia-se com creme de café e uma pitada de amêndoas moídas. Depois de fritos e assim que se tiram do óleo, passam-se por uma mistura de açucar refinado e canela, e ... Voilá. Rissóis de café.
- Então venha de lá essa especialidade, quero ver se realmente isso é ou não digno de ser degustado.

4 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Gostei do teu blogue. Li-o todo (também ainda é pequeno...).
Os diálogos são interessantes e podes vendê-los a uma qualquer empresa de café para publicidade. Os teus textos fizeram-me lembrar alguma publicidade que coloca textos do género dos teus. Já li alguns e por isso é que estabeleci o paralelismo.
A dos croquetes de café é mesmo verdadeira? Sou um nabo em culinária, mas achei verosímil a receita...
Mas o tema "café" parece-me esgotável. Talvez depares com alguma dificuldade em andar à volta da ideia dentro de 2 ou 3 meses, muito embora também possas introduzir a ideia como adereço em muitos textos.
Agradeço os teus comentários (exagerados...) à minha "poesia". Mesmo não sendo nem me sentindo poeta...
Abraço.

Ana P. disse...

Lá vou eu por-me a fazer experiências na cozinha...

Eu depois digo se é bom

Jinhus

Ana

Canephora disse...

Nilson:
A ideia da publicidade agrada-me. Vou pensar nisso. Quanto ao tema, um café também tem chá, chocolate, bolos, e até refeições... sei lá.
E no café, fala-se da vida, dos amigos, dos humores... não conheço café nenhum que tenha fechado em 3 meses por falta de conversa.
Quanto à verosimilhança da receita, é verdadeira sim senhor, e ainda só vais nos rissóis...

Lalisca:
Se queres ir para a cozinha, espera pelas próximas. Ainda vem por aí muito mais receitas.

Bjnho

Margarida Atheling disse...

Hummm...
Devem ser bons!