quinta-feira, janeiro 19, 2006

- Olha o Sr. Amancio, tão cedo por aqui?
- Bom dia! É verdade homem, vou a uma consulta...
- Não me diga que anda doente.
- Não homem, é apenas rotina, ou acha que estes 72 anos são de quem está doente?
- É verdade, o Sr. Amancio está aí para as curvas. Mas digo-lhe, gosto mesmo de apreciar as pessoas da sua idade, a sapiencia, os costumes, os seus tempos de juventude...
- Ai os meus tempos de juventude... que saudades, dos bailaricos, do cinema onde iamos namorar...
- Olhe que nesse aspecto os tempos não mudaram muito. E por falar em mudar, sabe o que me aconteceu hoje.
- Então diga lá...
- Bem não foi acontecer, foi mais ver, e lembrou-me uma situação do meu tempo de jovem, pelos meus 14 anos. Aconteceu que ia na rua, e escutava uma senhora já de seus cinquenta e muitos, sessenta anos, que reclamava da forma como os jovens se cumprimentavam. Que antes os homens tiravam o chapéu às senhoras e curvavam a cabeça, mas agora... em vez de se curvarem ainda levantavam era o queixo e o boné, se levavam na cabeça, nem quando entravam em casa o tiravam.
- E é verdade. Ainda cheguei a apanhar carolos por entrar em casa de chapéu...
- Pois é mas os costumes vão se alterando, e assim também a forma de se cumprimentarem. Até me lembro de ter lido uma crónica do Miguel Esteves Cardoso, no Independente, sobre o beijo.
- Sim, sim, também me lembro, dizia que no inicio as senhoras cumprimentavam-se com dois beijos, depois passou a ser só um, e que por vezes acontecia que quando iamos a dar o outro lado da cara já não estava lá boca nenhuma, e por fim já só beijavam o ar. Um pouco ridiculo, também concordo.
- Pois é sr. Amancio, pois é. Agora repare o caricato de hoje de manhã. Reparei num jovem de seus 15 anos, talvez 16, que saía do autocarro e que muito sorridente e alegre, esticou o dedo, num gesto que até aqui sempre foi considerado ofencivo, e cumprimentou um outro que lhe respondeu da mesma forma, também com a mesma boa disposição.
- Não me diga uma coisa dessas...
- Digo sim, e se não tivesse visto, também estaria com essa cara de espanto.
- Esta juventude. Enfim, a ver se isso não pega moda. Olhe, faz-me lembrar o filme daquele inglês cómico.
- O Mr. Been?
- Exactamente.

Sem comentários: