quinta-feira, janeiro 26, 2006

- Bom dia!
- Bom di... é, minina, que se passa?
- É a minha alergia. Desde que cheguei a Portugal, fico assim no inverno. Alergia ao frio.
- Pois não. Se eu tivesse vindo do Brasil, também era alergico de certeza absoluta.
- Não brinca vá. Estou entupida com tanto frio e mofo. Ainda por cima a minha casa é um gelo.
- Então é melhor eu preparar um chá de limão, bem quente, e umas gotinhas de menta. Pode não fazer nada, mas pelo menos o vapor vai ajudar a respirar melhor. Mas isso do mofo, não é sempre mau...
- Qui não é mau, qui nada.
- Claro que não..., pronto eu explico. Estou a brincar. Referia-me ao facto de um dos tratamentos que salvou milhões de pessoas no inicio do sec. XX, surgiu exactamente do Bolor. A penincelina.
- Pois, só podia mesmo estar a brincar comigo.
- Mas olha que não é brincadeira, o bolor não foi e não é, só aplicado na medicina.
- Pronto, já lá vem brincadeira...
- Não. Não é brincadeira. É que, por exemplo, os grandes apreciadores de queijo sabem que o que confere a alguns queijos, como o brie, o camambert, o queijo azul dinamarquês, o gorgonzola, o roquefort e o stiltor, aquele sabor caracteristico é exactamente o bolor, mas não um qualquer, mas sim o do tipo Pinicilium.
- É verdade, mas isso é mesmo só para os apreciadores. Eu não sei se era capaz de comer esses queijos...
- Eu não sou. Garantido. Já o meu filho... não sei. Aquele devora tudo o que sejam queijos. Mas há mais. Por exemplo os vinhos doces, podem atingir uma maturação melhor se as uvas forem colhidas com a quantidade certa de fungos nos cachos. Por isso até para colher as uvas requer saber a altura certa.
- Verdade? Bolor no vinho?
- Exactamente. E para comprovar nada como usar um provérbio dos vinicultores hungaros: "um mofo nobre resulta num vinho de boa qualidade"
- Por acaso, não tem desse vinho aí... é que acho que me fazia melhor que o chá.
- Infelizmente não. Mas posso sempre aquecer um poncho.

5 comentários:

mixtu disse...

adorei, mas olha que um tinto de borba resolvia o problema
yayaya
bejos

Rita Sousa disse...

parabens plo texto

a_mais_fofa disse...

E não há nada como saber ver o lado positivo das coisas para ajudar a resolver os problemas, nem que seja a alergia ao frio...

*a_mais_fofa*

Nilson Barcelli disse...

Fiquei com uma fome desses queijos todos...
Divertido e educativo o teu post.
Abraço.

Rui disse...

Fiquei com vontade do poncho. :)