segunda-feira, janeiro 23, 2006

O Chá

Algumas curiosidades:

O chá é a infusão de folhas ou botões da planta Camellia sinensis, geralmente preparado como bebida infusionada com água quente. Ou seja, a palavra chá vem do nome dado à planta, por isso tudo o que sejam infusões de ervas secas são chamadas de chá pelo facto de serem preparados da mesma forma, mas correctamente só se pode chamar chá à bebida extraida desta planta.
Camellia sinensis é um arbusto sempre verde cujas folhas, se não são logo secas depois de apanhadas, rapidamente começam a oxidar. Este processo lembra a maltização da cevada; as folhas ficam progressivamente escuras, assim que a clorofila se quebra. O processo seguinte no processamento é parar o processo de oxidação num estado predeterminado removendo a água das folhas via aquecimento. O termo fermentação foi usado para descrever este processo, mesmo que na verdade nenhuma verdadeira fermentação aconteça (ou seja, o processo não é dirigido por micróbios e não produz etanol).

em Wikipédia, A enciclopédia livre

4 comentários:

Ana P. disse...

Bom dia.
Ai, k bem m eu precisava dum chazinho agora. Malditas 2ªs feiras.....

disse...

Bebo 3 chás por dias!
E 2 cafés!

mixtu disse...

pois te digo... odeio chá
saludos

sunshine disse...

eu tb nao gostava nada de chás... mas acho q 'tou indo pa' idade: de uns tempitos para cá comecei a provar e até que se bebe... Chá preto é que não!
Agora Sr Canephora, explique-me por favor e se tiver tempo qual a diferença de cha branco, preto, vermelho, verde, etc.