quarta-feira, janeiro 18, 2006

O descafeínado

- Então Sr. Canephora, como está?
- Olha a minha cliente favorita. Então por onde tem andado, que ninguém a tem visto. ... um descafeínado em chávena escaldada, não é?
- É sim Sr. Vejo que ainda se lembra.
- Claro. Então o que a trás aqui? Já tinha saudades das suas visitas...
- Tenho andado por aí, mas agora voltei para ficar mais perto, e também já tinha saudades aqui do seu cantinho. E também é verdade que em nenhum outro lado eu bebo um descafeínado como aqui. E já que falamos nisso, explique-me lá afinal essa ehistória do descafeínado, faz bem, faz mal, como é que se consegue um descafeínado?
- Olhe menina, isso de fazer bem ou mal, é como tudo, se abusar, vai fazer mal concerteza. Quanto ao descafeínado em si, não é mais que um café mais suave que é torrado até perder percentagem do seu teor. Eu explico, a cafeína não pode ser dissossiada do café, como é óbvio, mas através do processo de torrefacção de Rungue, é possível atingir um grau de menor saturação nos grãos. Por isso para obter um descafeínado, primeiro temos que ter um café Arábica, que pelas suas qualidades tem menos cafeína que o Robusta, cerca de metade do teor, depoir e conforme provado através de um estudo feito pelo Sr Vanier, que aliás esteve aqui ainda esta manhã, verifica-se que quanto mais escuro ficar o grão, menor o teor de cafeína, sendo que no Arábica, em 100gr de grãos de café, este pode reduzir a cafeína de 1.05, para 0.80 depois de atingido a torrefação desejada, ou seja a mais escura.
- É pá, tanta coisa junta, até me perco... afinal o descafeínado é café, mas com menos teor de cafeína.
- Exactamente. Por isso, se a menina gosta de um café mais aromatizado e menos intenso, pede um Arábica, mais torrado, por exemplo, se quer um café, como se costuma dizer na giria, de levantar mortos, pede um robusta menos torrado.
- É o bom de virmos aqui ao seu cantinho. Não só tomamos um bom café, como levamos sempre daqui uma boa conversa. Até já vou daqui com mais vontade de trabalhar. Até logo.
- Adeus menina, e agora não esteja tanto tempo sem aparecer!
- Não estou não, esteja descansado.

8 comentários:

Canephora disse...

Espero que a resposta seja satisfatória...

Anónimo disse...

A resposta foi para além de satisfatória. Só fiquei com curiosidade em como soube quem era este seu cliente. Agradeço a boa história, a boa conversa, o bom conselho, enfim... o bom café *

Canephora disse...

É como digo, os bons clientes têm hábitos...
jinhos!

mixtu disse...

Eu tb bebo descafeinado, faz menos mal ao coração, mas com o tratamneto faz pior ao estomago.

ai, ai, ai, obrigado pelas melhoras...
saludos

Anónimo disse...

Então e que hábitos são esses, que levaram a decifrar seu cliente?

Ana P. disse...

Vim deixar um beijo, tanto pela visita como pelas palavras deixadas no meu cantinho.

Com carinho
Ana

disse...

Ai eu adoro café...

Anónimo disse...

Li atentamente, o que disse é verdade, mas falta-lhe referir o método mais utilizado, pelo qual é de facto extraída a totalidade da cafeína do grão... e isso acontece antes de ser torrado, por difusão da cafeína do grão para um meio liquido menos concentrado nesse alcalóide.Um processo simples, natural, sem segredos e de fácil compreensão e que deixa menos de 1% de cafeína no grão, que é depois torrado.
Há vários sites com a explicação, basta procurar.
Cumprimentos

Raul Santos